quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O estado do Texas preve uso de esgoto para consumo nos próximos anos

Seca e aumento populacional promovem o consumo de esgoto tratado no Texas EUA

A falta de água potável (natural) não atinge somente nações pobres. Segundo o Houston Chronicle, o estado do Texas, nos Estados Unidos, em seu recente Plano de Água do Estado – 2012, prevê que o uso de “água recuperada” (como eles chamaram) irá crescer 50 por cento até 2060.

Com o crescimento populacional e a maior seca enfrentada na história do Texas, encontrar novas fontes de água potável tem sido quase uma missão impossível. Em razão disto, a partir do ano que vem o fluxo das torneiras do oeste do Texas, será também, composto por água tratada, ou seja, esgoto. “Uma coisa atraente desta água, é que enquanto as pessoas estão tomando banho, e usando os vasos sanitários, há uma fonte de abastecimento”, disse Robert Mace, Administrador-executivo adjunto do Conselho de Desenvolvimento da Água no Texas.

“Leva um certo tempo para se acostumar” disse o Prefeito de Midland, Wes Perry, cuja cidade já utiliza águas residuais tratadas para irrigar algumas áreas do Colégio Midland, e que irá adicioná-la ao fornecimento de água potável, em 2012.

Ainda segundo o Houston Chronicle, mesmo em Houston, cidade acostumada com as cheias, a demanda por água potável deverá ultrapassar a oferta em cerca de 35% em 2060, e o mais recente plano de longo prazo exige que um terço do abastecimento de água, venha de água recuperada.

A planta de reutilização de US$ 13 milhões de dólares irá utilizar dois conjuntos de filtros, um para remover a sujeira e outro sólidos, e outro para remover sólidos dissolvidos, incluindo os sais. A água será desinfectada e enviada através dos tubos de transporte de água, aos reservatórios de tratamento em cada cidade.

Certamento que o esgoto – a água que vai pelo ralo quando você escova os dentes, lava suas roupas e louças, se lava e… faz as suas necessidade – será cada vez mais importante para o futuro do Texas.

Houston, we have a problem…

Fonte: Houston Chronicle Foto: Erik Cheung

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: