quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Oportunidade

Pela falta da Medição Individualizada, os prejuízos com gasto de água em condomínios chegam a até 30%


São Paulo 09/11/2011 - Atrás somente da folha de pagamento dos funcionários, nos condomínios residenciais da cidade de São Paulo a conta de consumo de água é a segunda maior despesa mensal. Há duas principais causas para o alto custo: procedimentos inadequados para a manutenção das áreas comuns; e o fato de não existirem medidores individuais em um grande número de prédios - aqueles construídos antes de entrar em vigor (2007) a lei paulista que determina medição individualizada em todas as unidades dos condomínios.

 Os gastos condominiais com o consumo de água foram objeto de pesquisa da Administradora Lello, que chegou à seguinte conclusão: em condomínios residenciais com as mesmas características, como número de apartamentos, metragem e equipamentos disponíveis nas áreas comuns, a diferença na conta mensal pode chegar a 30%.
Enquanto a medição não individualizada - e o consequente rateio em pé de igualdade entre todos os condôminos desestimula o uso racional da água (quem gasta mais paga igual a quem gasta menos), também aparece como vilã do gasto a manutenção das áreas comuns feita de forma inadequada.
Segundo a Lello, o consumo de água representa aproximadamente 15% do total das despesas condominiais. A administradora calcula em R$ 4,5 mil/mês a média do gasto em um condomínio padrão, com 64 apartamentos, dois elevadores e seis funcionários, mas reforça que o valor pode variar para mais ou para menos, em prédios com perfil semelhante.

EXAME.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: