sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Trata Brasil avalia esgotamento no país

De acordo com o estudo, o Brasil melhora muito lentamente na prestação dos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto, mesmo após a retomada dos investimentos no setor, e está distante da tão sonhada "universalização" dos serviços que não acontecerá sem um maior engajamento e comprometimento dos governos federal, estaduais e, principalmente, das prefeituras.

O levantamento realizado com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), ano 2009, recém-divulgado pelo Ministério das Cidades. Para elaborar o ranking, o Trata Brasil utilizou informações das próprias empresas operadoras de saneamento nas cidades.

Segundo a pesquisa, 66 das 81 cidades analisadas informaram atender mais de 80% da população com água tratada. Destas, vinte afirmaram ter cobertura de 100%. Em compensação, quinze apresentaram atendimento inferior a 80% da população.

O índice médio em coleta de esgoto nas 81 cidades foi de 57% da população. Vinte e oito cidades informaram ter índice de coleta de esgoto superior a 80% da população, sendo que, desse total, três informaram ter 100% de coleta: Belo Horizonte e Montes Claros, em Minas Gerais e Porto Alegre (RS). Na outra ponta, 53 cidades apresentaram índices de coleta inferiores a 80%.

O estudo revelou que, entre 2003 e 2009, houve um avanço de 2,9 pontos porcentuais no atendimento de água tratada, 12,1 pontos na coleta de esgotos e de 7,8 pontos porcentuais no tratamento de esgoto.

"Apesar de serem números relevantes, são muito baixos para um período de sete anos. Se considerarmos os avanços nos cinco anos mais recentes, por exemplo, vemos que a melhoria em coleta de esgotos foi de apenas 2,8 pontos porcentuais e de 6,7 pontos no tratamento, ou seja, crescimentos insuficientes para a necessidade do Brasil em resolver estas carências", analisou o presidente do Trata Brasil, Édison Carlos.

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), criada em 2007, que visa a mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.

Fonte: www.tratabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: