terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Água potável em quantidade e qualidade suficiente

A água é um bem natural indispensável e necessário a todas as formas de vida. Ela ocupa 70% da superfície da Terra. Em todo o planeta, o volume de água é de cerca de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos. A maior parte dela está nos oceanos e é salgada (97%). Somente 2% da água é doce e em forma de gelo e neve ou abaixo da superfície do solo. Só cerca de 1 % de toda a água terrestre está disponível ao homem e aos outros organismos em forma de lagos e rios, como umidade do solo, na atmosfera e corno componente dos organismos. De toda a água disponível, somente 8% é usada para consumo na casa das pessoas, sendo que a maior parte da água é usada na agricultura (69%) e na indústria (23%).

Conforme o vice-prefeito e secretário de planejamento, Rene Cecconello, o município criou uma cartilha para que as informações dos investimentos que estão sendo realizados possam chegar a cada um dos usuários dos serviços de abastecimento de água de Passo Fundo. “Cumprimos, dessa forma, a responsabilidade do poder público de contribuir para a educação da população e para que a cidadania possa exercer com mais qualidade seu direito ao abastecimento de água potável e ao serviço de coleta e tratamento do esgoto. Para isso, é requisito fundamental o conhecimento dos próprios direitos e das responsabilidades”, enfatiza o vice-prefeito.


No ano de 2010 o Município assinou um novo contrato de prestação de serviços de água e esgoto com a Corsan. Este contrato vale para os próximos 25 anos. No documento ficou garantida a universalização do abastecimento de água potável para a população urbana no prazo máximo de um ano e a universalização dos serviços de esgotamento sanitário em no máximo 18 anos. “Isto significa que, até o final do contrato, todos os moradores da cidade de Passo Fundo terão estes direitos atendidos. Um avanço significativo•que vem para melhorar a qualidade de vida com a garantia de melhores condições de saúde e maior cuidado com o ambiente natural. Com isso, o Município cumpre sua responsabilidade de garantir água potável em quantidade e qualidade suficiente e coleta e tratamento do esgoto sanitário, dando mais um passo para que o saneamento seja uma prioridade da política pública”, destaca Cecconello.


Os primeiros resultados deste contrato já podem ser vistos, pois a obras para instalação de infraestutura para o esgotamento sanitário já começaram em várias regiões da cidade, bem como a troca de tubulação antiga da rede de água. “Isto está gerando alguns transtornos, mas é assim mesmo. É preciso "enterrar" tubulações e outros equipamentos para melhorar o sistema de saneamento. Estamos atentos, porém, pois tão logo sejam concluídos os serviços, a Corsan deve refazer a pavimentação com alta qualidade. Contamos com a compreensão de toda a comunidade pois estas medidas são necessárias para oferecer serviços de qualidade nestas áreas. Toda a comunidade está convidada a acompanhar de perto todas as ações e serviços. Cabe a ela fiscalizar e denunciar eventuais irregularidades”, comenta ele.
Bem e direito de todos
Passo Fundo, cujo nome foi primeiro do rio e que passou a ser do Município, está localizado num divisor de água, pois dele partem rios que alimentam duas grandes bacias, a do Rio Jacuí e a do Rio Uruguai. Por isso, conta com mananciais de água para atender ao consumo atual e para os próximos anos.

A rede de água, em maio de 2011, era de aproximadamente 700 Km e atende a 99% da População, com 71.240 unidades atendidas, a maioria delas residências. Conta com três estações de tratamento de água, três estações de bombeamento de água tratada, 18 reservatórios com capacidade de reservação de 17.350 m3. O maior problema está no esgoto, visto que atualmente somente pouco mais de 20% do esgoto sanitário é tratado numa rede de 77 Km, com aumento de mais 40 Km nos Bairros São José, Leonardo Ilha e Coronel Massot, com 14.287 unidades ligadas à rede coletora que leva o esgoto para as suas Estações de Tratamento, a ETE Araucária e a ETE Miranda.

(Corsan fará o fornecimento de água para toda a população da área urbana em um ano a partir da assinatura do contrato / FOTO LILIANA CRIVELLO)

O abastecimento de água precisa ser feito em quantidades suficientes e com continuidade, com qualidade adequada para o consumo, com instalações e serviços ao alcance físico de toda a população, com preços razoáveis, inclusive para os que não puderem pagar. Além disso, todo cidadão e consumidor tem o direito de solicitar, receber, e divulgar informações sobre quaisquer questões referentes à água e ao esgoto. “Por isso, garantir o direito à água e à coleta e tratamento do esgoto é oferecer condições para que a população tenha mais qualidade de vida. De modo especial, tenha melhores condições de saúde. Não teremos boa saúde se não tivermos água adequada para o consumo e os riscos de doenças aumentam se não houver saneamento e água potável”, define o secretário.
 
Principais compromissos
Os principais compromissos do contrato vigente com o abastecimento de água são com a garantia de fornecimento de água em quantidade e qualidade suficientes, sendo que a Corsan se compromete a fazer o fornecimento de água para toda a população da área urbana em um ano a partir da assinatura do contrato. A substituição de todas (100%) as canalizações de amianto e em situação precária atualmente existente no prazo de cinco anos contados a partir da assinatura do documento.

Os principais compromissos com o esgotamento sanitário são os de garantir a coleta e tratamento do esgoto sanitário em a toda a área urbana de Passo Fundo no prazo de 18 anos a partir dá assinatura do contrato, sendo que para isto, a Corsan deverá adotar as melhores tecnologias existentes, considerada a sustentabilidade ambiental e a economicidade e o Município assume o compromisso de efetivar política de incentivo a ligação dos usuários à rede de esgoto.


O investimento imediato em esgoto sanitário, abrange 59 mil habitantes, cerca de 32% da população urbana de Passo Fundo, sendo que somado-se estes valores à rede coletora existente e a que já está em execução. Passo Fundo chegará a atender a aproximadamente a 55% dos edifícios urbanos com rede coletora de esgoto nos próximos três anos.

Fonte: http://www.diariodamanha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: