quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Água contaminada de Fukushima pode ser despejada no mar

TÓQUIO - A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida por uma tsunami em março, informou hoje que está considerando despejar a água que foi tratada para contaminação radioativa no mar, a partir de março. O anúncio gerou protestos de grupos de pescadores da região, distante 240 km da capital Tóquio. Apesar disso, o governo pode estar considerando injetar US$ 13 bilhões na companhia.
De acordo com a empresa, o espaço para armazenamento da água já está acabando devido ao influxo da água no solo. Nós gostaríamos de aumentar o número de tanques para acomodar a água, mas vai ser difícil fazer isso indefinidamente - disse o porta-voz da Tepco, Junichi Matsumoto, a repórteres. Ele contou que a usina vai atingir sua capacidade de armazenamento (cerca de 155 mil toneladas) por volta de março.

A Tepco pretende estudar novos meios possíveis para lidar com o resíduo radioativo - que cresce a um ritmo entre 200 a 500 toneladas por dia - e vai apresentar as propostas para a aprovação da agência reguladora de energia nuclear do governo. Representantes de uma federação nacional de cooperativas pesqueiras visitaram nesta quinta-feira a sede da Tepco, em Tóquio, para protestar.

O governo não deveria, e não deve, aprovar um plano permitindo que a Tepco despeje água tratada no mar - diz Kenji Sumita, professor emérito da Universidade de Osaka, especializado em engenharia nuclear - A realidade é que esse depósito semipermanente é a única solução disponível diante das limitações tecnológicas atuais. A Tepco deve encontrar um espaço de armazenamento e buscar uma inovação tecnológica nos próximos anos que permita condensar e reduzir o volume da água contaminada.

O reconhecimento dessa dificuldade é um passo atrás para a empresa, que parece estar progredindo em seu processo de limpeza. A Tepco construiu um sistema de resfriamento que não requer mais o bombeamento de grandes quantidades de água, além de outro mecanismo, baseado em tecnologias da França, EUA e do próprio Japão, para descontaminar uma grande piscina de água que abastecerá o sistema de resfriamento.

A empresa disse estar avaliando o potencial impacto ambiental de jogar fora a água que estava acumulando na usina, mas se for obrigada a tomar essa decisão, despejaria a água que tiver o menor efeito no ambiente. A água contaminada com radiação é resultado do processo de resfriamento dos reatores nucleares - que foi feito, em sua maior parte, com água coletada do oceano. O resfriamento foi necessário para evitar o superaquecimento dos reatores após o derretimento das barras de combustível.

Nossa prioridade é procurar maneiras de limitar a fluxo da água subterrânea nos prédios da usina - afirmou o porta-voz da Tepco.

Em abril, a empresa despejou mais de 10 mil toneladas de água contaminada com baixos níveis de radiação para abrir espaço para água com níveis de contaminação mais altos, sendo alvos de críticas dos vizinhos Coreia do Sul e China.

Governo japonês pode estatizar Tepco
Fontes da agência Reuters disseram nesta quinta-feira que o governo do Japão pode injetar US$ 13 bilhões na Tepco, nacionalizando a empresa. Além dos fundos públicos, o governo japonês e a Tepco também podem buscar empréstimos adicionais em bancos, de acordo com as fontes.

Fonte: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: