Tecnologia


Nas últimas décadas, tem sido possível acompanharmos a expansão e o desenvolvimento de diversos tipos de tecnologia AMR (Automated Meter Reading – tecnologias de leitura automática). Em meio aos inúmeros benefícios que estas tecnologias permitem às companhias gestoras de serviços públicos, chamamos atenção para o que julgamos ser o mais importante: dar as condições necessárias para percepção de anormalidades relacionadas ao consumo de água em tempo real. Este importante diferencial é possível graças à rapidez com que a tramitação das informações acontece em sistemas AMR e possibilita que ações rápidas sejam tomadas para solução de graves problemas. As principais anormalidades diagnosticadas com auxílio destas tecnologias são: travamento do medidor, intervenção não autorizada (fraude), sub dimensionamento, sobre dimensionamento, vazamentos nas instalações hidráulicas internas ou nas conexões do hidrômetro.

De uma maneira geral, os sistemas de leitura inteligente e medição automática de água são compostos pelos equipamentos: medidor pré-equipado, sensor de pulsos e um terceiro equipamento para captar e transmitir os dados coletados remotamente para um servidor. Uma vez no servidor os dados podem ser gerenciados através de software supervisor.

Com as tecnologias AMR em alta, nos últimos anos surgiram diferentes sistemas que se distinguem basicamente pela forma de alimentação, software de supervisão e forma de transmissão remota das informações. Em relação à forma de alimentação, elas podem se principalmente através de energia elétrica ou bateria incorporada. Já os softwares para supervisão diferem pelas informações e relatórios disponibilizados e ainda pelo acesso local ou via web. No que se refere à forma de transmissão das informações à distância, atualmente os sistemas utilizam Rádio Freqüência, GPRS, Ethernet, SMS, Wireless e Wi-Fi.