segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ONU contaminação

Contaminação das águas mata mais do que violência


Relatório da ONU aponta que a contaminação das águas mata mais do que guerra e violência. Isso inclui 2,2 milhões de pessoas cujas mortes são atribuídas à diarréia, e 1,8 milhões de crianças menores de cinco anos que sucumbem a doenças transmitidas pela água. Isso equivale a uma criança a cada 20 segundos.

Quase toda a água contaminada produzida pelas fábricas em países em desenvolvimento é despejada em rios e oceanos sem passar por nenhum processo de tratamento. E pior, até 60% da água que é tratada até voltar a ser potável é perdida em redes de esgoto sem manutenção, de acordo com o mesmo relatório. Evitar que metade desta água seja perdida já seria suficiente para abastecer 90 milhões de pessoas.

Frente a uma expectativa de crescimento de 50% de população mundial em 4 décadas, " precisamos ser mais inteligente no gerenciamento de águas residuais", diz Achim Steiner, diretor da agência da ONU responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos (PNUMA).

Além da manutenção do sistema de distribuição, sistemas de reciclagem de água e investimentos em tratamento de esgoto estão entre os focos de atuação sugeridos por Steiner. "O investimento de US $ 20 milhões em irrigação e bombas d´água em poços seria suficiente para que 100 milhões de famílias de agricultores saíssem da pobreza extrema", acrescenta.

Fonte: http://www.greenpeace.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: