segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Zona Oeste do Rio terá aliança privada para saneamento


Empresa deverá construir dezenove estações de tratamento na região
 
Foto: Divulgação G1. Locais com esgoto a céu aberto deverão ser corrigidos.

Através de uma publicação da prefeitura do Rio no Diário Oficial desta sexta-feira (25), 21 bairros da Zona Oeste terão melhorias na coleta e no tratamento de esgoto. Por meio de um consórcio privado, uma empresa será responsável pela manutenção dos serviços de saneamento básico na região que possui quase dois milhões de habitantes e tem menos de 5% do esgoto tratado.

Um milhão e oitocentas mil pessoas vivem na chamada "Área de Planejamento Cinco", formada por vinte e um bairros da Zona Oeste, e que vai de Sepetiba e Guaratiba até Deodoro e Realengo, e as primeiras obras serão em Bangu, Campo Grande e Santa Cruz. 

A Zona Oeste é a região da cidade que terá o maior crescimento populacional nos próximos anos, segundo a prefeitura. E também é a que conta com o pior serviço de saneamento. Somente metade do esgoto é coletada e apenas 4% tratado. 

A prefeitura e o governo do estado estão criando novas leis que permitem privatizar o saneamento básico. As empresas vencedoras da licitação terão que construir 19 estações de tratamento na região. Ainda de acordo com a prefeitura, nenhuma taxa extra será cobrada com a chegada da rede de esgoto. 

“Sem acréscimo nenhum. Isso é bom que se repita: não há qualquer mudança na tarifa de esgoto. Vamos chegar em 2016 com 40% do esgoto tratado. Vamos chegar daqui a 15 anos a cerca de 80% do esgoto tratado. Em 20 anos, cerca de 100% do esgoto, em todos os domicílios da Zona Oeste vão ter esgoto tratado", informou o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho.

http://barranews.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: