terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mês de novembro foi o pior para o Rio dos Sinos em 37 anos


Baixo nível da água, pouca oxigenação e escassez de chuva preocupam autoridades ambientais, que estudam medidas para reduzir prejuízos aos peixes e garantir abastecimento.

A expedição a bordo do barco Martin Pescador (foto) foi liderada pelo prefeito Ary Vanazzi (PT), presidente do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos).

Em novembro, o nível da água foi o mais baixo para o período desde 1974. O esforço agora é para garantir o abastecimento dos 32 municípios da região, que tem 2 milhões de pessoas. A preservação da biodiversidade também preocupa. Peixes são encontrados mortos desde o mês passado.
Na última sexta-feira, dia 02, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae) mediu 1,30 metros, do solo à superfície, na base de captação de água bruta. Na quarta, o nível atingiu a menor medida desde que o órgão faz o controle: 90 centímetros. Já a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo registrou na sexta 2,26 m. Durante a semana, o nível chegou a 2,13 m, também considerado recorde.

A quantidade de oxigênio dissolvido na água no trecho leopoldense na sexta-feira estava e 1 miligrama por litro, quando o mínimo aceitável é 2 mg/L. Com a baixa vazão da água, a temperatura aumenta, a concentração de efluentes químicos e domésticos é potencializada e a capacidade de autodepuração reduzida. Isso causa desoxigenação e os animais não resistem.
Segundo a unidade de Campo Bom do 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em novembro choveu pouco mais de 15 milímetros no Vale do Sinos e a média para o mês é 135 mm. Desde 1985 não era registrada uma escassez tão grave em um só mês.

Para que o rio retome o nível normal seria necessária uma chuva de pelo menos 100 mm em toda a bacia hidrográfica, o que não é previsto até o fim do ano. Em Novo Hamburgo, um sistema de racionamento suspende o abastecimento em alguns bairros durante a madrugada e em São Leopoldo o desperdício de água poderá gerar multa.
Para o biólogo Jackson Müller, assessor de meio ambiente do Ministério Público Estadual, o Sinos está morto. Ele chega a comparar a situação com o Rio Tietê, em São Paulo, o mais poluído do Brasil. “Ainda é cedo para uma avaliação sobre os prejuízos causados pela seca, aliada a poluição. Mas se continuar assim vai seguir morrendo peixe ao longo do verão”, afirma o biólogo.

Aeradores começam a funcionar

Dois aeradores começaram a funcionar entre quinta e sexta-feira para movimentar a água e melhorar a oxigenação. Um deles nas proximidades da ponte 25 de Julho, no Centro de São Leopoldo (foto), e outro a cerca de um quilômetro do Instituto Martin Pescador, responsável por viabilizar o equipamento.
“Até terça-feira devemos ter mais um funcionando. Estamos dependendo de viabilizar a geração de energia”, diz Henrique Prieto, presidente do instituto.
Ary Vanazzi antecipa que o Pró-Sinos tenta agenda esta semana com a direção da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para voltar a avaliar o aumento da vazão do sistema de transposição de água do Rio Caí para o Sinos. A medida foi descartada há 10 dias para não comprometer o abastecimento em nenhuma região.
O consórcio vai intensificar a articulação com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para fiscalizar o lançamento de produtos químicos em excesso pela indústria. A Fepam já reduziu em 30% o limite de efluentes até que o nível do rio se recupere.

Arrozeiros voltam a captar água 

Desde sexta-feira, produtores do Vale do Sinos voltaram a captar água do rio para a irrigação das lavouras de arroz. “O mesmo acordo que suspendeu a coleta permitiu que ela fosse retomada”, explica Silvio Klein, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos).
Até março, sempre que o manancial baixar a menos de 50 centímetros da bomba do Semae, 60 centímetros na Comusa e 70 centímetros na Corsan, em Campo Bom, a coleta deve ser suspensa. Vanazzi considera o acordo insuficiente para garantir o abastecimento na região e diz que o Pró-Sinos vai sugerir ao governo do estado o financiamento de açudes para os arrozeiros para diminuir a captação do rio.

FOTOS: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Fonte: http://novohamburgo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: