terça-feira, 22 de novembro de 2011

UNICEF aponta mulheres como as mais afetadas pelas más condições de saneamento

Representante do UNICEF aponta mulheres como as mais afectadas pelo saneamento básico

A representante em Angola do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Koenrad Vanormelingen, apontou hoje, em Luanda, as mulheres consideradas pobres como as mais afectadas pelo saneamento básico, por falta de quartos de banho adequados nas zonas residenciais.
   

A responsável, que falava sobre o apoio aos países para o alcance dos objectivos do milénio e melhoria no saneamento básico, na primeira conferencia nacional sobre o saneamento, sustentou a sua afirmação dizendo que elas cuidam dos doentes e estão em maior contacto físico com dejectos humanos.
 

Estas condições, acrescentou, afectam o tempo das mulheres, colocam em risco o seu bem-estar físico, limitando um ambiente mais limpo e água e consequentemente afecta o seu desenvolvimento a longo prazo.

 Na sua opinião, um ambiente mais limpo e água potável beneficiam também as crianças, melhorando o seu desenvolvimento físico e mental.
     
Acrescentou que o acesso ao saneamento é direito humano fundamental que protege a saúde e a dignidade humana e a falta desta componente condena as pessoas a vida em condições inseguras, incapazes de práticas de higiene básicas, como lavar as mãos e acesso a água potável.
 
“As crianças geralmente são as primeiras a ficarem doentes e a morrer por doenças relacionadas com a falta de saneamento”, reforçou.
http://www.portalangop.co.ao 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: