terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Barragem de represa do Limoeiro passará por reparos


Open in new windowA barragem da represa do Limoeiro passará por pequenos reparos a partir de segunda-feira, 5. A notícia foi confirmada terça-feira, 29, pelo superintendente regional da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Mário Eduardo Pardini, que visitou o local com equipe técnica. Os reparos serão necessários uma vez que as chuvas fortes que caíram na estância nos últimos três meses causaram pontos de infiltração por baixo da barragem e pequenos decalques na parte lateral da construção. Apesar disso, o superintendente esclareceu que este é problema que pode ser resolvido rapidamente e que não comprometerá o abastecimento de água na cidade.

Pardini esteve acompanhado do gerente de desenvolvimento operacional da Sabesp, Maurício Tapia, e do responsável pelo posto operacional de Águas, Marcelo Henrique dos Santos. A equipe foi até o local junto com o prefeito Paulo Ronan e explicou o procedimento necessário, que será iniciado já na segunda-feira. Além de sanar estes problemas, Pardini disse ainda que vai estudar a possibilidade de fazer elevação hidráulica na parte central da barragem.

Outro problema apontado pela equipe técnica da Sabesp foi a quantidade de água que sobe para a represa quando acontece inundações no ribeirão Araquá. Para isso, no entanto, a Sabesp terá que desenvolver outro projeto capaz de aliviar a vazão do ribeirão, que poderia até se submeter a drenagens e desassoreamentos.

“Isso mostra realmente a atenção dada pela Sabesp a este pequeno problema que tivemos. Na segunda eles já estarão aqui com uma equipe que vai solucionar este problema e, futuramente, eles querem até melhorar a parte estética da barragem”, afirmou o prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Ronan (PSDB).

Já o superintendente disse que estas complicações não afetaram a estrutura da obra. “É como você ter a base de um prédio sólida, mas ao redor dele algumas infiltrações, o que é caso fácil de ser resolvido e que estaremos solucionando a partir da semana que vem. Os gabiões de pedra que foram colocados estão suportando muito bem e não foram abalados em momento algum”, afirmou.

Sabesp aciona o seguro de obra contra construtora da barragem
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já acionou o seguro de obras da empresa Coteg Construções e Gabiões LTDA, responsável pela execução da barragem na represa do Limoeiro, em Águas. A obra foi entregue há mais de três meses, porém foi detectado nesta semana um recalque lateral e vazamento de água no fundo da barragem. O prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Ronan (PSDB), entrou em contato com o superintendente regional da Sabesp, Mário Eduardo Pardini, que prontamente enviou equipe de operação estratégica para o local na manhã de sexta-feira, 25. Um laudo já foi realizado pelos engenheiros e será encaminhado à empresa responsável. “Esse tipo de obra está sujeita a alguns imprevistos construtivos, mas ela está no período de seguro e com certeza a empresa em pouco tempo irá solucionar o problema”, disse Pardini. 
 
Fonte: http://www.tribunatp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: