sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Enquanto você economiza água, seu vizinho lava a calçada dele todos os dias

Luanna Guimarães 

Fonte: hipersessao.blogspot.com

É uma indignação total, quando penso que existe apenas 1% de água doce no mundo (menos que isso ainda é realmente potável) e todos os dias vejo pessoas lavando a sua digníssima calçada com ÁGUA POTÁVEL, diretamente tratada da nossa SANEAGO. É um absurdo!
Enquanto o mundo se mobiliza para resolver as questões ambientais, sujeitos totalmente analfabetos socioambientais e que não estão nem aí para o futuro, continuam querendo diariamente lavar suas calçadas de piso branco. Não sou contra lavar a calçada, claro que limpeza é sinônimo de saúde, porém, não é necessário lavar religiosamente todos os dias, uma vez na semana basta, agora me desculpem o que vou escrever aqui, colocar piso branco na porta de casa é no mínimo sinônimo de falta de consciência. Pisos brancos são usados para ambientes em que exigem que mostrem a sujeira para que sejam limpos assim que necessário, como cozinhas, indústrias, clubes, banheiros…

Enfim, o que eu tenho com isso? Teoricamente, nada, até por que nem sou eu que pago a conta desses pobres coitados. Mas a partir do momento que começa a faltar água, principalmente em época de seca, nas companhias fornecedoras de água tratada, sinto-me na condição de alertar. Por que é muito fácil achar indivíduos “gastadores” reclamando quando não chega a sua “limpinha água na torneira mágica da sua casa”, então percebam o mal que vocês podem estar trazendo ao seu município e conseqüentemente a sua família.

Hoje, percebo que não existe mais pessoa sem “Consciência ambiental”, existe pessoa “Sem sensibilidade ambiental”, pois a todo o momento as redes de mídia (TV, rádio, jornais, internet, etc.) do mundo todo estão mostrando e educando sobre as questões ambientais.
Todo mundo sabe que a água potável está acabando no mundo e vejo como um cúmulo existir um ser humano, dotado de cérebro ativamente racional, ainda utilizando de ações “pré-históricas” como empurrar as folhas e flores das árvores com o jato da mangueira cotidianamente, como se fosse um robô ou uma criança brincando.

De acordo com a ONU, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora. O que pouca gente se dá conta é de que os problemas relacionados à água estão mais ligados à má administração de recursos do que propriamente da escassez natural. Isto quer dizer que o futuro pode ser um pouquinho melhor, se soubermos utilizar a água e criarmos soluções para situações críticas.

Fonte: http://renascerambiental.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário ou dúvida que entraremos em contato: